wtorek, listopada 14, 2006

Inspiração que Hoje Me Falta

A inspiração vem. Não tem nenhuma outra explicação; ela chega, aparece, pede ao cérebro para entrar e ele deixa. Basta fazê-la agir em nosso inconsciente, já que a inspiração é folgada e, se fosse por ela, ficaria descansando na nossa cabeça o dia todo.

Inspiração é o mais importante para se escrever um texto. Mas o que se fazer se não há inspiração, e há necessidade de se ter algo escrito? É aí que entra o papel da técnica, do treino e da imaginação. Ora, é simples! Se detivermos conhecimentos teóricos de "como se fazer um texto" e o poder imaginativo de "qual idéia se defender nesse texto", ele sai. Pode não ficar brilhante, mas fica bom. Pode não tocar o leitor, mas acaba sendo correto e lógico, permitindo ao mesmo entender o que queremos dizer.

Quando há inspiração, no entanto, as coisas mudam um pouco de posição... Às vezes, não temos a técnica, ou não a treinamos, mas sabemos exatamente o que escrever, que palavras usar e a maneira de fazê-lo. A inspiração é como uma psicografia, é como se ela mesma escrevesse tomando o nosso corpo emprestado, usando a nossa mão de instrumento. É incrível o poder da inspiração! Parece mágico, auto-suficiente, enorme.

Seria preciso, também, determos alta criatividade para recebermos a visita desta bruxa (fada) que é a inspiração? Creio que não. A única coisa que ela pede é a sensibilidade e a visão artística do mundo. O resto não é necessário. A inspiração é para todos, para quem estiver aberto ao seu poder, quem quiser se entregar. Talvez ela seja como a paixão. Talvez ela seja até uma forma de paixão - mas isso eu já não sei e prefiro não afirmar.

Brak komentarzy: